Bagé

quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

10. D.PEDRO II em Bagé - visitantes


Os ingleses tem a
"Rainha Elizabeth"
Os bageenses t
em a
"Rainha da Fronteira"

Manoel Ianzer


Eternamente apaixonada por Bagé.
Doramaria Martinez

I - Bagé recebe o Império.
II - Bagé recebe a República.
III - Bagé recebe escritores/artistas.

-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.


IMPÉRIO


1828 - Marechal do Exército Emilio Mallet (Barão de Itapevy) veio casar em Bagé.

1835 - O marechal do exército Manuel Luis Osório(Marquês do Herval) casa em Bagé.

1844 - Duque de Caxias esteve em Bagé.

1865 - D. Pedro II, imperador do Brasil, visita a cidade de Bagé.

l885 - A Princesa Isabel chega a Bagé para encontrar seu marido Conde D' Eu.

"D.Pedro II
o mais sério de todos os governantes
que o Brasil já conheceu".


--------------------

ESCRITORES E FAMOSOS VISITAM BAGÉ


Após 1900
A convite do Visconde de Magalhães

1. O escritor Olavo Bilac visita Bagé.

2. O escritor Coelho Neto também visita Bagé.

3. O General Cândido Rondon - encontra-se em Bagé (09.04.1922), hospedado na residência do Visconde de Ribeiro de Magalhães.

4. Sarmento Belres (aviador português), que em 1923, fez a travessia Lisboa a Macau, chega a Bagé.

1983 - O escritor gaúcho de Porto Alegre Luiz Fernando Veríssimo, autor do recordista em venda no país, "Analista de Bagé", está na cidade pela primeira vez para assistir a XI Semana Crioula Internacional.(08/01/1983) Correio do Sul.

1983 - Está em Bagé, também para assistir a Semana Crioula, o poeta bageense Manoel Ianzer, radicado em São Paulo. Aproveitará para lançar seus livros de poesia nesta cidade. (08/01/1983) Correio do Sul.
---------------

REPÚBLICA


Anos 50
Bagé recebe políticos brasileiros:
Juarez Távora,
Ademar de Barros,
Brizola,
Pasqualini,
Jânio Quadros
e Juscelino Kubitschek,
foram comícios inesquecíveis no centro da cidade (Coreto da Praça Silveira Martins).
--------------------
A Feira de exposição de Bagé (Associação Rural), em algumas oportunidades foi inaugurada pelos Presidentes da República:
"Getúlio Vargas em duas oportunidades,
Castelo Branco,
Emílio G. Médici
e Ernesto Gaisel.

--------------------

1957 - Um Príncipe em Bagé.
1958 - Um Rei na Suécia.


1957 - O Rei Pelé jogou em Bagé. Ele tinha 16 anos, nasceu em Três Corações, Minas Gerais. Era reserva do time do Santos Futebol Clube. O jogo foi promovido pelo Grêmio Atlético Bageense com o apoio da União Bageense de Estudantes Secundaristas. O Santos enfrentou a Seleção da dupla Ba-Gua (Gremio Bagé e Guarany). O grande astro do Santos na época era Emanuel Del Vecchio, praticamente negociado com o futebol italiano, que se machucou no primeiro lance do jogo, Pelé entrou em seu lugar. Resultado final: Pelé marcou pelo time Santista e Calvete pela Seleção Bageense - (Santos 1x1 Ba-Gua). Estádio "Pedra Moura". Renda do jogo foi de Cr$ 171 mil e o Juiz foi João Etzel Filho, da Federação Paulista de Futebol.

--------------------

Anos 70 - RICHARD GERE

Richard Gere
esteve no Rio Grande do Sul por várias vezes nos anos 70, quando namorava a artista plástica Sylvia Martins. Sylvia é de Bagé e seus pais tinham fazenda no município. Sylvia e Gere viveram juntos por sete anos, antes do ator ficar famoso e virar sex symbol. Muitas vezes foram a Bagé, passar uns dias na fazenda.
"Dizem que uma tarde em conhecida padaria, um estrangeiro bem apessoado tentava fazer-se entender aos balconistas: queria comprar um small bread, um pãozinho, que se supõe ter gostado muito. E como não conseguia seu intento, abria as mãos em palma, afastadas, para traduzir seu desejo: até que uma esperta vendedora compreendeu que, em verdade, o cliente almejava o popular cacetinho, produto que em outras cidades causa constrangimento quando pedido, por óbvias razões. Além de adquirir seu objeto de apreço, o ator levou outras criações locais como o pão de bico, o pão d água, o biscoito dentinho, pão de mel, e retirou-se em paz".
Pois o personagem era, nada mais nada menos, que o então fogoso gigolô americano dos filmes - "Richard Gere".
.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.

OMAR SHARIF

Omar Sharif não deu muita bola para os bageenses, nem se dignou sair dos haras, onde pousou num jato executivo. Ficou por lá jogando cartas, fumando naiguilé; desprezou uma lista de pacientes que desejavam consultar com o doutor Jivago.

.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

2001 - STEVE FOSSET

Steve Fosset, magnata americano, que fez fortuna na Bolsa de Valores, em sua quinta tentativa de dar a volta ao mundo em seu balão, fez um pouso forçado no sul do Brasil (18.08.2001), na Estância do Banhado município de Aceguá. E foi descer exatamente na fazenda de propriedade da estudante de Logosofia Silvia Lopes. Mr Steve recebeu todo o apoio e hospitalidade e manifestou-se agradecido pelo tratamento diferenciado que recebera. Ganhou livros de Logosofia em inglês. Um deles, o Curso de iniciação Logossófica, lhe foi presenteado com uma significativa dedicatória: "Mr Steve o que o senhor busca nas suas viagens ao redor do mundo, eu encontrei em meus estudos da Ciência Logosófica, por isso ofereço-lhe este livro para compartilhá-lo com o sr. Sinceramente, Silvia Lopes". Steve Fosset, ficou quatro dias hospedado em Bagé, o fato foi amplamente divulgado pela imprensa nacional e internacional.
.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

2008 - ATORES DA GLOBO EM BAGÉ

20.09.08 - Participaram do desfile Farroupilha em Bagé, os atores que atuaram na Casa das Sete Mulheres - Revolução Farroupilha:
Tiago Lacerda,
Tarcísio Filho,
Werner Schunemam.
.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.

20.10.08 - BRUNO E MARRONE

Show de Bruno e Marrone em Bagé, lotou o estádio do Guarany. Estima-se a presença de 15 mil pessoas vindas de toda a região Sul do Estado. Marrone: encantado com o sul, lembra que ainda aos seus 9 anos acompanhava todo o sucesso do gaúcho "Teixeirinha", um dos maiores ícones do tradicionalismo. Bruno: comenta que o sul recebeu muito bem a dupla, sendo um dos estados que demonstraram maior carinho, chegando a comparar com S. Paulo e Goiás.
.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

29.11.08 - BANDA CALYPSO

Show da Banda Calypso em Bagé, teve um público de 6 mil pessoas no estádio Pedra Branca que prestigiou a banda e, principalmente, as estrelas Joelma e Chimbinha. É inquestionável o alcance da banda em todo o país, o que foi comprovado na noite de ontem na cidade. A estrutura do show e a simpatia e performance de Joelma foram os principais ingredientes que encantaram o público.



Em breve mais informações


Fontes:
Jornal Minuano de Bagé
O Informativo do Vale.
Jornal Correio do Sul de Bagé.
Livro: Igreja São Sebastião de Bagé.
Notícias do mundo logosófico.
http://www.deolhoseouvidos.com.br
http://www.bagecityhotel.com.br/acidade.htm

Nenhum comentário: